FAQ:

O CrossFit foi criado nos anos 1990 pelo treinador norte-americano Greg Glassman, que passou a ensiná-lo aos policiais de Santa Cruz, na Califórnia, e logo ganhou o mundo. A fórmula do sucesso foi o mix de movimentos funcionais (do nosso dia a dia) realizados em alta intensidade (grande quantidade de trabalho em um curto período de tempo) e constantemente variados. “Caiu no gosto das pessoas porque é comprovadamente uma das maneiras mais eficazes de obter resultados no fitness”.
Além de ajudar você a construir um corpo bonito, o CrossFit melhora o condicionamento e a resistência e cria condições favoráveis para a execução das tarefas diárias. “Sem contar que todo mundo é estimulado a dar o máximo de si: isso gera excelentes resultados físicos e incentiva a superação, dando também um up na autoestima”.
É possível detonar até 400 calorias em treinos intensos e curtos (de 30 a 40 minutos).
Sim. O CrossFit é um programa que trabalha o desenvolvimento das capacidades físicas de acordo com o nível de cada pessoa. “Uma aluna menos condicionada não precisa agachar com o mesmo peso que uma expert, mas é incentivada a fazer o movimento no seu limite”. Para iniciantes e pessoas com restrições articulares, no entanto, o treino deve ser mais leve e adaptado.
A primeira parte é o aquecimento, quando você prepara o corpo para o que está por vir. A segunda é a técnica, dedicada a aprender e a aprimorar os movimentos e as capacidades físicas. Por fim, vem o WOD (sigla em inglês para workout of the day, ou treino do dia), momento em que são realizados os exercícios em alta intensidade. “As séries não são predefinidas e os elementos usados em cada treino quase nunca se repetem. Ou seja, todo dia você pode fazer um treino diferente”.
O CrossFit engloba os mais variados movimentos: pedaladas, corridas, remadas, exercícios do levantamento olímpico, agachamentos, supino, saltos, lançamento e captura de bola, barras, flexões, paradas de mão. “Usamos acessórios como remo ergométrico, barras, anilhas, barras paralelas, caixas de pliometria, medicine ball, kettlebell, halteres, cordas. Não existe um programa que trabalhe com uma variedade maior de ferramentas como o CrossFit”.
É importante procurar uma academia e um profissional certificados. “Converse com o treinador para descobrir e tratar suas limitações de movimento antes de iniciar o programa com muita intensidade. Com bom senso e determinação, o CrossFit é uma das melhores atividades para a perda de peso e a definição muscular”.
Muito menos do que muitos outros esportes que as pessoas estão acostumadas a praticar. Em uma pesquisa realizada por nós com 715 atletas de todo Brasil, o CrossFit se mostrou 2,5 vezes mais seguro do que a tradicional corrida de rua e 1,5 vezes mais seguro que o futebol. Muitos outros estudos apontam para resultados semelhantes para o índice de lesões da modalidade.
CrossFit Journal: The Performance-Based Lifestyle Resource

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