BLOG:

Destaques

A evolução física e mental provocada pelo CrossFit!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

O Dr. José Wilson Ribas, especialista em medicina esportiva, foi o líder de estudos realizados em alguns praticantes de CrossFit para entender os efeitos que os treinos podem causar. Juntando dados, desde atletas iniciantes aos mais experientes, o Dr. Ribas conseguiu constatar alguns resultados em comum entre eles, como por exemplo o ganho rápido de massa muscular e uma perda significativa de gordura corporal.

As análises feitas mostraram que o organismo dos praticantes passou por vários processos que muitas vezes podem passar despercebidos.

Quando nos exercitamos, o corpo começa a produzir várias substâncias e uma delas é a endorfina, que está relacionada com a sensação de bem-estar e a diminuição de dores. A endorfina uma vez liberada, ativa a parte do cérebro que é responsável pelo controle de comportamentos e emoções, resultando na evolução mental.

No momento em que praticamos o nosso WOD, os músculos começam a trabalhar intensamente para que a execução dos exercícios seja realizada com maior precisão. Em casos de exercícios de explosão, que requerem mais velocidade e força, acontece a elevação da frequência cardíaca e tendemos a respirar cada vez mais rápido, quando isso acontece, o organismo liga os sistemas energéticos de curta duração e rápida resposta, sistemas esse que não dependem do oxigênio. Esse tipo de WOD mais exigente, pode ajudar a melhorar a composição corporal e a capacitação cardiovascular do atleta.

O nosso corpo continua queimando calorias no período de recuperação, o que ajudará bastante futuramente. Por isso, essa prática auxilia na melhora da metabolização dos hormônios do nosso corpo, isso implica não só na realização de atividades físicas, mas também na qualidade do sono.

O segredo está em manter o equilíbrio a intensidade do treino com uma boa recuperação. Tudo isso alinhado com uma alimentação saudável fará com que seu corpo funcione muito bem.

CrossFit Journal: The Performance-Based Lifestyle Resource

Website desenvolvido por Emcomjunto